Blog

Cuidados No Verão

Durante o verão, aumentam as atividades realizadas ao ar livre. A radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra, aumentando o risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas. Por isso, não podemos deixar a fotoproteção de lado. Veja a seguir dicas para aproveitar a estação mais quente do ano sem colocar a saúde em risco. 

ROUPAS E ACESSÓRIOS

Além do filtro solar (nosso de todo dia), no verão é importante usar chapéu, óculos de sol e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois retêm cerca de 90% das radiação UV. Evite a exposição solar entre 10h e 16h (horário de verão). As barracas usadas na praia devem ser feitas de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV.  

FILTRO SOLAR

O verão é o momento de intensificar o uso de filtro solar, que deve ser aplicado diariamente, e não somente nos momentos de lazer.  Os produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) 30 podem ser usados no dia a dia; Reaplique-o a cada duas horas. Em crianças, inicia-se o uso do filtro solar a partir dos seis meses de idade, utilizando um protetor adequado para a pele sensível da criança, de preferência os filtros físicos.

HÁBITOS DIÁRIOS

As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora. Aumente a ingestão de líquidos no verão e abuse da água, suco de frutas e da água de coco. Todos os dias, aplique um bom hidratante. Aposte numa boa alimentação para ajudar na hidratação do corpo, prevenir doenças e os sinais do envelhecimento. No banho, use sabonetes compatíveis com o tipo de pele. Lave o rosto 2x/dia, temperatura da água deve ser fria ou morna. Pele oleosas merecem um hidratante oilfree e esfoliação, pelo menos uma vez por semana, para retirar as células mortas e estimular a renovação celular.

DOENÇAS DE PELE DO VERÃO

A combinação sol, praia, areia ou piscina mais o excesso de suor elevam o risco de algumas doenças da pele. Saiba mais a seguir:

Micoses:

As micoses podem se manifestar na pele, no couro cabeludo e nas unhas. Os pés, a virilha e as unhas são os lugares mais comuns em que elas aparecem, são infecções causadas por fungos que se alimentam da queratina presente nesses locais. Calor, umidade, baixa de imunidade ou uso de antibióticos sistêmicos em longo prazo, são ambiente propício. Adote hábitos como: secar-se após o banho, principalmente áreas de dobras da pele, como virilha, entre os dedos dos pés, axilas. Não andar descalço em pisos constantemente úmidos (lava-pés, vestiários, saunas). Usar somente o seu material de manicure. Evite usar calçados fechados o máximo possível.  Opte pelos mais largos e ventilados.

Brotoejas

Aquelas pequenas bolinhas na pele também costumam dar o ar da graça nos dias de calor. Elas surgem principalmente em bebês por conta do contato da pele com o suor nas “dobrinhas” da pele ou das roupas. Usar roupas frescas no calor, evitar locais muito abafados que propiciam a sudorese excessiva, são algumas dicas para evitar brotoejas, principalmente em pessoas predispostas.

Sardas brancas:

Elas são danos que os raios solares causaram na pele e aparecem como tempo. Surgem em áreas que ficam muito expostas ao sol, como a face, o dorso das mãos e dos braços, o colo e os ombros. As sardas brancas aparecem quando há ação acumulativa da radiação solar, a melhor forma de evitá-las é o uso do protetor solar.

Acne solar:

É provocada pela mistura da oleosidade da pele com o uso do filtro solar. Lave o rosto com sabonete ideal para o tipo de pele, use tônicos mais adstringentes e procure usar filtros solares com base aquosa ou em gel, esses produtos deixam a pele mais seca, o que pode diminuir a oleosidade da pele.

Entrar

Cadastre-se

 
Open chat